sexta-feira, 9 de julho de 2010

CABELO DE NEGO - MOSSORÓ

O Projeto de Assentamento Cabelo de Nêgo foi reconhecido como de interesse social para fins de reforma agrária a 25 de maio de 1995 (Brasil, Nº 58 -A,1995).
A denominação original era Fazenda cabelo de Nêgo, constando no Decreto Oficial uma área de 2.400 ha, sendo a mesma que consta registrada. Pertencia a Agropecuária Industrial e Comércio Santa Fé, com sede em Recife.
Situado entre os municípios de Mossoró/RN e Baraúna/RN, este assentamento rural localiza-se à margem direita da BR-405 no sentido para Apodi/RN, distando 26 km do primeiro município.
Seus limites e confrontações são ao Norte, RN-014, Sul, Clóvis Miranda e José Inácio, Leste, BR-405 e Oeste, Fazenda Recreio. O relevo apresenta-se plano em aproximadamente 95% da área, enquanto a declividade não atinge 3% e o restante apresenta-se suavemente ondulado.
Os recursos hídricos deste projeto de assentamento revelam a carência d'água que se reflete na viabilidade do mesmo, pois na área em apreço existe um poço artesiano perfurado pela PETROBRAS que se encontra desativado (INCRA, 1995). Há ainda vários riachos sem expressão de volume d'água, dependentes de altas precipitações pluviométricas. Quando da vistoria técnica, realizada de 04 a 07 de abril de 1995 pelo INCRA, constatou-se ainda a existência de dois poços tubulares desativados há mais de dez anos, concluindo-se que seria inviável a recuperação dos mesmos.
A vegetação existente é idêntica a dos demais projetos de assentamentos, do tipo arbórea/arbustiva, bastante densa. As espécies mais encontradas são: marmeleiro, velame, jurema preta, catanduva, aroeira, etc. (INCRA, op. cit.)
O potencial agrícola do assentamento Cabelo de Nêgo e o uso recomendado destacam que há satisfatório potencial agropecuário, mas fomenta-se que a carência hídrica é o ponto fraco desta unidade da reforma agrária, recomendando-se perfurações de poços profundos (INCRA, op. cit.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 68 BLOGS E MAIS DE 3 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN