sexta-feira, 9 de julho de 2010

LORENA - MOSSORÓ

A denominação original desta unidade da reforma agrária era Fazenda Lorena - Baixa da Aroeira. Possui uma área de 1.723,64 ha, cujos limites são ao Norte, com Juca Freire, ao Sul, com Diniz Rocha, a leste com a Estrada Mossoró/Upanema e Antônio Duarte e a oeste, Chagas Medeiros.
O acesso se dá pela RN-110 com destino a Upanema, ficando o imóvel em tela a 20 km do centro de Mossoró à margem direita da citada RN (INCRA, 1992).
Os aspectos climáticos se inserem nas mesmas características apresentadas pela região, enquadrando-se no tipo BCw'h', conforme classificação de Köeppen, considerado muito quente e com precipitações pluviométricas descontínuas, enquanto a vegetação se apresenta do tipo hiperxerófila, conhecida como caatinga arbóreo-arbustiva, pouco densa (INCRA, op. cit.).
O levantamento realizado pelo INCRA constatou que a hidrogeologia do assentamento rural de Lorena se caracteriza por uma superfície pediplanada da Chapada do Apodi, constituída por sedimentos cretáceos da formação Grupo Jandaíra.
Esta formação geológica impede que, praticamente, haja mananciais de superfície satisfatórios, sendo o aqüífero subterrâneo a única fonte d'água permanente, em vista que este, confinado pelo calcário de formação Jandaíra possui elevado potencial hidrogeológico, obtendo-se vazões de 60 a 350 m3/h em poços de 600 a 800 metros de profundidade (INCRA, op. cit.).
A área em que se insere o assentamento de Lorena é constituída basicamente por solos Rendzina, associado ao litólico com pequenas inclusões de podzólicos, havendo ênfase apenas a este último no que diz respeito a profundidade, permeabilidade, textura e fertilidade. Conforme análises efetivadas pelo INCRA, é irrisória a mancha deste último solo comparada a área total da propriedade. No mesmo relatório frisa-se que;

A vistoria realizada pelo INCRA a fim de obter o laudo avaliativo do imóvel, realizada a 22 de novembro de 1990, constatou que dos 1.723,64 ha que compõem a propriedade, apenas 25 ha estavam desmatados. Pudemos visualmente constatar, quando de nossa pesquisa, que a tendência não foi, obviamente, mantida, estando a vegetação nativa menos espaçosa que há mais de uma década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 68 BLOGS E MAIS DE 3 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN