sexta-feira, 9 de julho de 2010

HIPÓLITO - MOSSORÓ

O Assentamento Rural “HIPÓLITO”, no município de Mossoró-RN, foi criado no dia 08 de maio de 1987, mantendo a denominação anterior, que era Fazenda Hipólito (INCRA, 1987). O proprietário desse imóvel rural era o Banco de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - BDRN. Foi recebido como pagamento de financiamento contraído pela Companhia Industrial Inácio Gabriel e Filhos.
A área registrada é de 6.726,400 ha, a área plotada 6.680,2450 ha e a ocupada pela BR-304 45,9200 ha. . Portanto, a área a ser considerada é igual a registrada menos a ocupada pela rodovia federal, (...) 6.680,4850 ha (INCRA, op. cit.).
Conforme a mesma fonte, os limites e confrontações do assentamento rural de Hipólito são ao Norte Adalberto Hipólito, Vicente Pereira, José Martins e outros. A leste, viúva de Tibúrcio Rodrigues, Júlio Flávio e Manoel Soares. Ao sul, Júlio Soares, Francisco Nunes e Cosmo Hipólito e a oeste Francisco Nunes, Cosmo Hipólito e Adalberto Hipólito (INCRA, op. cit.).
O Hipólito dista 22 km da sede do município, sendo cortado pela BR 304.
A rede hidrográfica é representada por três açudes de pequeno porte, dois poços tubulares perfurados pelo DNOCS, de uso coletivo, havendo ênfase ainda a dois rios temporários, o Angico e o do Carmo, sendo que o último corta as terras da propriedade no extremo sul e o primeiro no sentido longitudinal (INCRA, op. cit.).
O relevo se apresenta plano em 80% da área e suavemente ondulado em 20% da extensão desta unidade da reforma agrária.
A vistoria técnica realizada pelo INCRA detectou os seguintes tipos de solos e vegetação;
Rendzina fase caatinga hiperxerófila, relevo plano e vertisol, fase caatinga hiperxerófila, relevo plano e cambisol eutrófico com A fraco raso, textura média, fase caatinga hiperxerófila, relevo plano, substrato calcáreo e solos litólicos eutróficos com A fraco ou moderado, textura média e argilosa, fase rochosa, caatinga hiperxerófila, relevo plano, substrato calcáreo.
Próximo ao rio do Carmo encontra-se o vertisol fase caatinga hiperxerófila, relevo plano e solos aluviais eutróficos, textura indiscriminada, fase floresta ciliar de carnaúba, relevo plano e rendzina fase caatinga hiperxerófila (INCRA, op. cit.).

A determinação da capacidade de uso das terras neste assentamento rural sugere a prática pecuária de grande e médio porte, enfatizando-se nesta última a caprinovinocultura. Isto se deve a textura sílico-argilosa, argilosa, silicosa e sílico-arenosa, sobressaindo-se, portanto, média e alta fertilidade aparente, bem como boa profundidade, permeabilidade moderada e bem drenada, com declividade predominante entre 5% e 6%, havendo ênfase ainda a ocorrência de afloramentos rochosos esparsos.
A vegetação de caatinga caracteriza a cobertura vegetal, com predominância de espécies como Jurema, catingueira, umburana, catanduva, pau-branco, jucá, aroeira, marmeleiro, angico, mororó, etc.
Quando do levantamento técnico acerca do uso da terra, houve referência às áreas de reserva legal, as quais, conforme a legislação vigente (Lei 4.741 o Código Florestal - IBAMA), deveriam abranger 20% da área total, fixada em 1.330.000 ha.
FONTE - INCRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 68 BLOGS E MAIS DE 3 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN